segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Sugestão de livro


Esse livro é legal demais, e a mídia como um veículo que exerce controle sobre os indivíduos tem aumentado e muito o descontrole da vaidade entre as pessoas, que tentam de todas as formas se adequar aos padrões impostos por ela. E neste contexto, as crianças por não terem uma opinião formada acabam sendo as mais prejudicadas e tornando-se em muitos momentos mini adultos vestidos e maquiados como os tais. Eu sinceramente acho que temos o dever de alertar sobre essas questões no ambiente em que atuamos, como educadores devemos conscientizar os  alunos os fazendo refletir criticamente sobre todos estes padrões socialmente estipulados

By Andrea Laudier
Aluna Pedagogia Uerj - Cederj  
Componente do grupo Camuflagem nem sempre

A Maquiagem no ambiente escolar


Na atualidade em que vivemos a maquiagem muitas vezes vem sendo usada para auto-afirmação. Na escola em que trabalho onde as crianças são oriundas de comunidades marginalizadas, as crianças já chegam maquiadas, as roupas sujas, esfarrapadas, calçadas com chinelos e sem uniforme escolares, mas com sombras, blush e batons com cores fortes passando uma inpressão que estar maquiadas lhes garantem afirmação e respeito do grupo.
Trabalhamos muito destacando e ajudando elas a encontrarem a beleza da infância sem as obrigações de padrões de moda. Fazemos muitos elogios e brincadeiras que destaquem qualidades que elas nem reconhecem que possuiam elevando assim sua auto-estima. Mas confesso, é um trabalho de formiguinha pois os pais que muitas vezes não tem nada ou muito pouco a oferecer aos seus filhos entendem que eles pelo menos tem que estar bonitos e na moda, com maquiagens marcantes, Piercing, cortes estravagantes, tudo que justifiquem para eles um destaque de seus filhos que ainda não se destacaram por sua capacidade ou potencial que tentamos trabalhar para que eles acreditem que possuem.
Temos tido sucesso e percebemos que como educadores não podemos ter nenhum tipo de preconceito ou discriminação. A idéia principal é de que eles entendam que como crianças devem preservar a liberdade de escolher e não precisar da maquiagem, liberdade que deve ser mantida e respeitada e através desta escolha eles podem encontrar a sua maneira de decidir outras questões de sua vida.

By Flávia de Jesus
Aluna Pedagogia Uerj - Cederj 
Componente do grupo Camuflagem nem sempre
Atualmente, a sociedade busca incansavelmente a beleza perfeita. A maquiagem é um artifício muito utilizado para esconder e desfarçar as imperfeições. Acredito que a maioria das pessoas gostam de maquiagem e as utilizam todos os dias, com exceção de algumas que em meio a muitas responsabilidades diárias não encontram tempo para se camuflarem. E ainda aquela que não gostam e por isso não usam.
A modelo e atriz Rosie Huntington Whiteley é um exemplo. Até mesmo quando está trabalhando costuma ser vista ao natual, sem maquiagem. Ela diz: "Gosto de me sentir o mais natural possível sempre que posso".Giovanna Ewbank  também não gosta de usar muita maquiagem. No programa "Super Bonita" na GNT ela diz que gosta da beleza natural.Suzana Werner também revela que não gosta de maquiagem.
Uma pesquisa realizada pela empresa de cosmético St Ives entrevistou 2 mil  homens e revela que preferem mulheres com um visual mais natural, eles não gostam de cílios postiços, batons brilhantes e rímel carregado. Eu, particularmente, detesto gloss. A boca fica muito melecada! rsrsrsrs
Acredito então que podemos apostar na nova tendência "maquiagem de bonita", onde a mulher está maquiada sem parecer, ou seja uma maquigem bem sutil. Para saber mais visite o site:http://pollyitacaramby.blogspot.com/2011/06/para-quem-nao-gosta-de-maquiagem.html
Em muitas ocasiões podemos despensar a maquiagem, porém aquelas que são especiais, merecem o toque especial da maquiagem. 


 Pesquisando na internet, encontrei no" yahoo respostas" uma mulher que faz a seguinte pergunta: Mulher você gosta mesmo de se maquiar e usar bijuterias? Ela apresenta sua indignação as exigências com a beleza da mulher. Enquando para os homem bas ta estar com o cabelo cortado e a barba feita. Vejam as respostas do pessoal:
"Elen,
pra ser sincera,eu uso pelos dois motivos
eu gosto de usar,mas as vezes não estou afim mas fico pensando
que tenho que usar mesmo estando com preguiça...
Mas vc esta completamente certa a sociedade nos empoe muitas coisas."Anny

"Não... Graças ao bom Deus não me deixo iludir por estas coisas... Uso apenas lavar o rosto... Nem batom eu uso... Uso aquilo que Deus me deu... Rosto limpo e sem nada para chamar a atenção... Aliás o que mais gosto: não chamar a atenção sobre minha aparência e sim pelo que penso e sinto....
Eu gosto que as pessoas me vejam como sou, como vim ao mundo... Sou adepta do naturalismo e simplicidade...
Quando olho uma pessoa não costumo ver apenas a aparência externa, mas a sua beleza interior... Avalio sempre as pessoas pelo seu modo de pensar ou de sentir as coisas. Nunca por aquilo que ela apresenta externamente... Portanto, pinturas e maquiagem não conta tanto, por mais perfeita que seja..."Maria Simone Costa Santos

"Eu amo me maquiar, adoro brincar com as sombras, adoro ficar linda... Não acho que seja uma questão de se maquiar porque a sociedade exige, nos maquiamos porque não existe coisa melhor do que se sentir linda, passar e todos olharem.
Meu vício é rimel, se não uso rímel me sinto pelada.
Uso porque eu gosto, não é uma questão de machistas... Há dias que saio ao natural, exemplo zoológico, shopping a tarde, vou ao natural e me siinto bela.
Porém a noite impossível, nada mais lindo que um olho bem marcado.
Bijouterias não ligo muito." Thiita

"olha eu amooo os dois! mas eu fço pq eu gosto, e nunca faria nada forçado somente para agradar os outros! vc esta certa hj em dia a blz é o primeiro requisito pra eles.. se vc não é bonita muitas vezes vc esta fora até de um processo seletivo de uma empresa, já vi acontecer mto isso..." Anônimo

"Gosto, mas bem sutil, que não pareça que tem maquiagem

No dia-a-dia eu gosto de rimel, mas que fique bem natural

Uso porque gosto e não para agradar ninguém!" Milla Jackson Itachi

Por meio destas respostas observamos que a maioria usa por que gosta. Acho que nos sentimos mais bonitas.
E as exigências do mercado de trabalho com relação a aparência dos candidatos a uma vaga de emprego?
No site da Ellos seleção ,encontrei entre as dicas de uma boa entrevista de empregos a seguinte: As mulheres devem utilizar maquiagem discretas. Para esta ocasião a maquiagem deve esconder as olheiras e marcas na pele com uma leve camada de base.

By  Cristina Pombeiro
Aluna Pedagogia Uerj - Cederj
Componente do grupo Camuflagem nem sempre

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Maquiagem é sinônimo de higiene pessoal



Desde muitos anos a maquiagem nos dá várias referências entre as culturas existentes, na modernidade as pessoas reforçam em aplicar essa junção de harmônica entre cores e formas favorecendo seu meio profissional e até mesmo pessoal, garantindo melhoria em suas aparências e ou atribuindo a personagens para comover o público. Hoje rompendo barreiras e contando com a liberdade de expressão, em muitas das famílias, mesmo classe baixa ou até entre os mais ricos nossas crianças se espelham em valores de indepêndencia e a maquiagem colabora para tal efeito, permitindo-as a alta liberação de que estão no mundo da moda e mudança de personalidade!! Até mesmo professores/educadores quando se apresentam em seu local de trabalho atribuindo boa ou má aparência são  questionadas quanto a sua condição financeira e maneira de estar se compondo( vestimentas e acessórios)!! Bem ,colaborando e pimentando nossas conversas,continuo dizendo que desde quando ensinamos e ou comentamos com nossas crianças conceitos de boas maneiras , higiene e saúde, já almejamos que nossas sementinhas tenham acesso as qualidades de uma boa higiene, consumam diversos produtos que colaboram para tais efeitos ,e, a maquiagem também é um dos componentes de uma saúde saudável e higiênica,pois minha filha de 10 anos adora  sair de casa com algum batom, blush , perfume e roupas combinadas,mesmo que vá a padaria,rsrsrs!!!

By ERICA BITENCOURT GOMES
 Aluna Pedagogia Uerj - Cederj  
Componente do grupo Camuflagem nem sempre

A TELEVISÃO COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO

A questão da imagem vendo sendo o assunto relevante no nosso debate, principalmente, em crianças.
A mídia, em especial a televisão, tem contribuído no sentido de trazer para as crianças a imagem da "mulher ideal" materializada em forma de uma boneca linda, perfeita, sem defeitos.: a Barbie. Mas, a televisão também pode ser um veículo de informação para desmistificar a corrente de palavras persuasivas veiculadas pela  a mesma. Essa corrente é que mexe com a cabecinha das nossas crianças, fazendo com a que as famílias contribuam, de certa forma, quando deixa se levar por essas palavras.
De que maneira, nós, como educadoras do século XXI, podemos mudar essa situação?
Podemos mudar trazendo uma educação de forma ética, sim, trabalhando a cultura moderna e investindo nos próprios veículos de comunicação, mas como ponto estratégico para trazer os as valores como  a ética, a moral e etc.

By  LUCIA HELENA BATISTA FRAGA
Aluna Pedagogia Uerj - Cederj  
Componente do grupo Camuflagem nem sempre

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Trabalhando auto-estima e resgatando valores

 
    Atualmente nossa sociedade valoriza muito a vaidade e o culto ao corpo até mesmo os brinquedos hoje valorizam a questão da aparência perfeita o que estimula  a vaidade precoce em nossas crianças e um desequilibrio em sua identidades, visto que estão diante de padrões tão rígidos de beleza, quando exposta a estes padrões pode ter graves problemas de identidade e psicológicos na fase de sua adolescencia, como hoje podemos ver tantas adolescentes sofrendo de bulimia e anorexia, para se enquadrar a padrões estéticos da sociedade atual, até mesmo a plásticas arriscadas para compensar o que não possuem em sua natureza, a palavra maquiagem também tem um sentido de compensar o que se falta camuflar, o que é muito utilizado no dias atuais.
Enquanto educadores, acreditamos que precisamos trabalhar a questão da identidade pessoal dos alunos, desenvolvendo sua auto-estima através de reflexões e projetos direcionados no ambiente escolar.
By Viviane dos Santos
Aluna Pedagogia Uerj - Cederj
Componente do grupo Camuflagem nem sempre

SUGESTÃO DE ATIVIDADE

Título: Quem sou eu?
Objetivo: Reconhecer-se e aceitar-se ou não como é e identificar o que pode
fazer para mudar e viver melhor.
Materiais: cola, tesoura, revistas para recortar, papel pardo, canetas hidrocor.

Duração: 50 minutos/Língua Portuguesa
Procedimentos: Os alunos procuraram em revistas e recortaram gravuras que identificassem traços de suas personalidades. A seguir, colaram-nas em folha de ofício e fizeram, um por um, a apresentação ao grupo, explicando o porquê da(s) gravura(s) e o que significava(m) como traço individual.
Após essa etapa, foi criado coletivamente um painel. 

Terminada a organização do painel, o professor entrega aos alunos o poema a seguir:

 IDENTIDADE
Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou.
Às vezes sou
"o meu queridinho"
Às vezes sou
"moleque mal criado"
Para mim
Tem vezes que sou rei,
herói voador,
cowboy lutador,
jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
Sou mosca também,
que voa e se esconde
de medo e de vergonha
Às vezes sou Hércules, Sansão Vencedor,
peito de aço,
goleador.
Mas o que importa.
o que pensam de mim?
Eu sou quem sou, eu sou eu,
sou assim,
sou menino.
Pedro Bandeira
 Após a leitura dramatizada do poema, os alunos:
• identificaramno texto as contradições, as qualidade e os defeitos;
• refletiram sobre Como eu sou? Aceito-me ou não como sou? O que posso mudar para viver melhor? O que os adultos pensam que sou?;
• criaram um poema com a mesma forma e estrutura do que foi lido, tendo como título Quem sou eu?;
• realizaram apresentação em sala de aula.Os alunos que desejarem, podem fazer a exposição de trabalhos na escola, usando pseudônimos.

Tatuagem a maquiagem da atualidade

Por Elaine Lima, especialista em Sociologia


O que leva um indivíduo a pintar o corpo, a fazer tatuagens, a inserir brincos e piercings nas sociedades modernas e urbanas? Diferentemente do que ocorre nas sociedades tribais, neste caso a decisão de realizar uma intervenção no corpo é individual, e não necessariamente envolve a tradição. Como escreve Beatriz Pires, “a iniciativa é pessoal, e não social”, ou seja, não é imposta pela sociedade.

 
Nas sociedades modernas, as tatuagens são muito usadas como expressão estética
Na maioria das vezes, tatuagens, escarificações e pinturas são utilizadas como forma de expressão estética, artística ou mesmo identitária. Neste último caso, tanto pode estar ligada à identidade de um grupo no qual o indivíduo deseja estar inserido, como no estabelecimento de marcas que o diferenciam de qualquer outro. Por vezes, as marcas no corpo são utilizadas para contar uma história individual, uma experiência particular ou, intencionalmente, como tela para uma intervenção artística.

Essas intervenções são denominadas Body Modification e referem-se a modificações, irreversíveis ou não, que não envolvem decisões médicas, mas tratam de questões estéticas, culturais, individuais e até espirituais. A Body Modification engloba dois grupos de pessoas: aquelas que inscrevem em seus corpos ideais e modos de enxergar o mundo e aquelas que simplesmente seguem tendências estéticas e de moda, como as pessoas que usam maquiagem e brincos.

No caso da utilização de um corpo como tela por um pintor, a questão encontra-se muita mais envolta na expressão do artista, naquilo que ele deseja transmitir aos seus interlocutores, do que na necessidade de expressão do indivíduo que utiliza o seu corpo como suporte. No Brasil, a pintura corporal tem destaque durante o carnaval, quando a anatomia e a sensualidade do corpo são exaltadas.

http://www.jornalismoeducativo.com.br/materias/corpo__arte_e_identidade/