domingo, 6 de novembro de 2011

Falta de maquiagem é motivo para demissão?


Caso Melanie Stark

 

Recentemente, a loja da Harrod’s causou indignação em muitas mulheres. A grife demitiu uma funcionária simplesmente porque ela não quis usar maquiagem.
Melaine Stark, 24 anos, trabalhou como assistente de vendas durante quase cinco anos na Harrod’s, sendo considerada uma das melhores funcionárias. 
Mas sua permanência na loja passou a ficar ameaçada depois que ela se recusou se maquiar, um das obrigações do código de vestimenta da loja.
A grife exige que as moças usem base, blush, rímel, batom, delineador de lábios e gloss. Melaine cumpriu todos os requisitos do código, menos este. "A maquiagem pode transformar completamente as características do rosto, especialmente se eu usasse tudo o que eles estavam pedindo. Eu pareceria uma pessoa completamente diferente pra mim, coisa que nunca procurei parecer", disse ao jornal "The Guardian".
Antes de deixar o emprego, a funcionária foi orientada pela loja a fazer um curso de maquiagem, mandada de volta para a casa e até remanejada para o estoque. "Eu era feliz lá, mas fui expulsa", reclamou. "Eu sei como fico com maquiagem. Eu já a usei, embora nunca no trabalho. Mas eu simplesmente não conseguia entender como a Harrod’s poderia tirar meu direito de escolher se quero usá-la ou não".
Algumas leitoras comentaram o assunto no site do jornal:
"Eu usava maquiagem para esconder o que eu pensava ser minha feiúra natural. Somos bombardeadas todos os dias com imagens de perfeição inatingível. Eu só comecei a usar maquiagem quando parei de me preocupar com o que eu, como mulher, devo ser parecida. Deve ser uma decisão completamente individual", disse Seaneen Molloy.
A leitora Hellen Redding disse que ficou estarrecida ao ver sua filha de dois anos dizendo que se não usasse maquiagem , outras crianças iria dizer que ela se parecia com um menino. "Que tipo de sociedade poderia ter uma menina pensando estas coisas em tão tenra idade? Se minha filha não se sentir ‘linda’, vou fazer tudo o que puder para ajudá-la. Mas me parece baixo começar ajeitando suas unhas e cabelos, ao invés de sua autoestima".
 Já Plummy disse que aceitou o emprego com a condição de cumprir com o código de seu empregador. "A loja agiu dentro do seu direito de repreender a Sra. Stark ou recorrer a outras medidas disciplinares. A menos que a funcionária tenha uma documentação comprovando que o uso de cosméticos apresenta uma ameaça médica ou psicológica para ela", disse a leitora.
E vocês, vilamigas, o que pensam sobre a atitude da empresa? Opinem!


Por Juliana Falcão (MBPress)

http://vilamulher.terra.com.br/caso-melanie-stark-falta-de-maquiagem-e-motivo-para-demissao-5-1-37-826.html

Um comentário:

  1. É essa é a nossa sociedade atual....valoriza mais as aparências do que a essência, onde fica as qualidades profissionais da funcionária??? affff

    ResponderExcluir