segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Maquiagem no ambiente escolar


Na atualidade em que vivemos a maquiagem muitas vezes vem sendo usada para auto-afirmação. Na escola em que trabalho onde as crianças são oriundas de comunidades marginalizadas, as crianças já chegam maquiadas, as roupas sujas, esfarrapadas, calçadas com chinelos e sem uniforme escolares, mas com sombras, blush e batons com cores fortes passando uma inpressão que estar maquiadas lhes garantem afirmação e respeito do grupo.
Trabalhamos muito destacando e ajudando elas a encontrarem a beleza da infância sem as obrigações de padrões de moda. Fazemos muitos elogios e brincadeiras que destaquem qualidades que elas nem reconhecem que possuiam elevando assim sua auto-estima. Mas confesso, é um trabalho de formiguinha pois os pais que muitas vezes não tem nada ou muito pouco a oferecer aos seus filhos entendem que eles pelo menos tem que estar bonitos e na moda, com maquiagens marcantes, Piercing, cortes estravagantes, tudo que justifiquem para eles um destaque de seus filhos que ainda não se destacaram por sua capacidade ou potencial que tentamos trabalhar para que eles acreditem que possuem.
Temos tido sucesso e percebemos que como educadores não podemos ter nenhum tipo de preconceito ou discriminação. A idéia principal é de que eles entendam que como crianças devem preservar a liberdade de escolher e não precisar da maquiagem, liberdade que deve ser mantida e respeitada e através desta escolha eles podem encontrar a sua maneira de decidir outras questões de sua vida.

By Flávia de Jesus
Aluna Pedagogia Uerj - Cederj 
Componente do grupo Camuflagem nem sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário