quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Trabalhando auto-estima e resgatando valores

 
    Atualmente nossa sociedade valoriza muito a vaidade e o culto ao corpo até mesmo os brinquedos hoje valorizam a questão da aparência perfeita o que estimula  a vaidade precoce em nossas crianças e um desequilibrio em sua identidades, visto que estão diante de padrões tão rígidos de beleza, quando exposta a estes padrões pode ter graves problemas de identidade e psicológicos na fase de sua adolescencia, como hoje podemos ver tantas adolescentes sofrendo de bulimia e anorexia, para se enquadrar a padrões estéticos da sociedade atual, até mesmo a plásticas arriscadas para compensar o que não possuem em sua natureza, a palavra maquiagem também tem um sentido de compensar o que se falta camuflar, o que é muito utilizado no dias atuais.
Enquanto educadores, acreditamos que precisamos trabalhar a questão da identidade pessoal dos alunos, desenvolvendo sua auto-estima através de reflexões e projetos direcionados no ambiente escolar.
By Viviane dos Santos
Aluna Pedagogia Uerj - Cederj
Componente do grupo Camuflagem nem sempre

SUGESTÃO DE ATIVIDADE

Título: Quem sou eu?
Objetivo: Reconhecer-se e aceitar-se ou não como é e identificar o que pode
fazer para mudar e viver melhor.
Materiais: cola, tesoura, revistas para recortar, papel pardo, canetas hidrocor.

Duração: 50 minutos/Língua Portuguesa
Procedimentos: Os alunos procuraram em revistas e recortaram gravuras que identificassem traços de suas personalidades. A seguir, colaram-nas em folha de ofício e fizeram, um por um, a apresentação ao grupo, explicando o porquê da(s) gravura(s) e o que significava(m) como traço individual.
Após essa etapa, foi criado coletivamente um painel. 

Terminada a organização do painel, o professor entrega aos alunos o poema a seguir:

 IDENTIDADE
Às vezes nem eu mesmo
Sei quem sou.
Às vezes sou
"o meu queridinho"
Às vezes sou
"moleque mal criado"
Para mim
Tem vezes que sou rei,
herói voador,
cowboy lutador,
jogador campeão.
Às vezes sou pulga,
Sou mosca também,
que voa e se esconde
de medo e de vergonha
Às vezes sou Hércules, Sansão Vencedor,
peito de aço,
goleador.
Mas o que importa.
o que pensam de mim?
Eu sou quem sou, eu sou eu,
sou assim,
sou menino.
Pedro Bandeira
 Após a leitura dramatizada do poema, os alunos:
• identificaramno texto as contradições, as qualidade e os defeitos;
• refletiram sobre Como eu sou? Aceito-me ou não como sou? O que posso mudar para viver melhor? O que os adultos pensam que sou?;
• criaram um poema com a mesma forma e estrutura do que foi lido, tendo como título Quem sou eu?;
• realizaram apresentação em sala de aula.Os alunos que desejarem, podem fazer a exposição de trabalhos na escola, usando pseudônimos.

Um comentário: