terça-feira, 8 de novembro de 2011

O uso do corpo nas tribos indígenas


Por Elaine Lima, especialista em Sociologia


Vídeo mostra algumas das tradições indígenas
Durante muito tempo o corpo foi trabalhado pela ciência considerando-se apenas as suas questões biológicas. Nas ciências sociais, isso começa a mudar de maneira mais efetiva a partir de 1930, quando o antropólogo francês Marcel Mauss passa a buscar a compreensão de determinados gestos e usos do corpo para além das questões biológicas. Ao tratar o corpo também como artefato cultural, Mauss observou que dentro de cada sociedade os homens se servem de seus corpos e fazem deles produtos de práticas e representações sociais.

“As tribos indígenas, por exemplo, já pintavam seus corpos a cerca de 20 mil anos atrás”, diz o especialista em Artes, Pedro Bayeux. “Eles extraiam os pigmentos diretamente da natureza e trabalhavam os traços de forma simples e geometrizada”, afirma, referindo-se à semente de urucum, ao jenipapo, ao pó de carvão e ao calcário, usados respectivamente para produzir as cores vermelha, azul-escura, preta e branca.

Vídeo mostra celebração pelos 50 anos do Parque Nacional do Xingu
Segundo Beatriz Pires, arquiteta e autora do livro O corpo como suporte da arte, nas sociedades tribais as pinturas e outros tipos de intervenções no corpo são realizados em pelo menos duas situações distintas: a) para comemorar os feitos heroicos de um de seus membros ou de todo o grupo; e b) no momento de preparar o indivíduo para uma nova situação – o que podemos chamar de ritual de passagem –, como a mudança de uma faixa etária, um casamento, o nascimento de um filho, a entrada em uma guerra ou combate. Esses rituais, na maioria das vezes, não são de escolha do indivíduo. Antes, são uma decisão do grupo e estão baseados na tradição e na crença coletiva. Essas modificações corporais têm, portanto, um caráter muito mais ritualístico do que ligado à arte. No entanto, podemos dizer que, mesmo sem a intenção, os povos indígenas acabaram utilizando seus corpos para produções artísticas.

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Sugestão de Aula Interdisciplinar



Tema: Corpo, arte e identidade


Habilidades/Enem: Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.

Objetivos:
  • Compreender a pintura corporal como forma do saber expressivo, cultural e estético por meio de suas diversas formas e características;
  • Identificar diferentes suportes e possibilidades utilizadas para fazer arte;
  • Conhecer as diferentes técnicas e curiosidades acerca do assunto;
  • Confeccionar e apresentar trabalhos artesanais que tenham o corpo como forma de expressão.

Conteúdos:

  • Pintura corporal indígena – aspectos gerais (materiais, formatos e significados);
  • O corpo como suporte artístico e identitário.

Procedimentos:
  • Apresentar o tema e propor uma discussão prévia por meio de informações que os alunos já têm;
  • Levantar curiosidades sobre o tema e sugerir aos alunos uma pesquisa que busque descobrir se há algum significado por trás das informações;
  • Auxiliar os alunos a pesquisarem imagens relacionadas ao tema e outras formas de linguagem multimídia;
  • A partir das informações/materiais coletados por todos, montar uma tabela com colunas que permitam analisar/mostrar as diferentes formas de pintura corporal;
  • Investigar as diferentes formas de expressão do corpo como agente de transformação da linguagem;
  • Propor um momento de reflexão com a turma, abordando os aspectos que ficaram mais em evidência durante os estudos/pesquisas;
  • Buscar/pesquisar outras informações/referências atualizadas em mídias diversas, tais como revistas, periódicos e vídeos. Permitir que os alunos, em grupos,  expressem a sua arte/identidade por meio da pintura, utilizando tintas atóxicas (apropriadas para uso direto na pele);
  • O ideal é que todo o desenvolvimento da aula seja documentado, para que ao final os alunos possam expor o resultado dos trabalhos no mural da escola.


http://www.jornalismoeducativo.com.br/materias/corpo__arte_e_identidade/

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