Vídeo mostra algumas das tradições indígenas |
“As tribos indígenas, por exemplo, já pintavam seus corpos a cerca de 20 mil anos atrás”, diz o especialista em Artes, Pedro Bayeux. “Eles extraiam os pigmentos diretamente da natureza e trabalhavam os traços de forma simples e geometrizada”, afirma, referindo-se à semente de urucum, ao jenipapo, ao pó de carvão e ao calcário, usados respectivamente para produzir as cores vermelha, azul-escura, preta e branca.
Vídeo mostra celebração pelos 50 anos do Parque Nacional do Xingu |
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Sugestão de Aula Interdisciplinar
Tema: Corpo, arte e identidade
Habilidades/Enem: Matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.
Objetivos:
- Compreender a pintura corporal como forma do saber expressivo, cultural e estético por meio de suas diversas formas e características;
- Identificar diferentes suportes e possibilidades utilizadas para fazer arte;
- Conhecer as diferentes técnicas e curiosidades acerca do assunto;
- Confeccionar e apresentar trabalhos artesanais que tenham o corpo como forma de expressão.
Conteúdos:
- Pintura corporal indígena – aspectos gerais (materiais, formatos e significados);
- O corpo como suporte artístico e identitário.
Procedimentos:
- Apresentar o tema e propor uma discussão prévia por meio de informações que os alunos já têm;
- Levantar curiosidades sobre o tema e sugerir aos alunos uma pesquisa que busque descobrir se há algum significado por trás das informações;
- Auxiliar os alunos a pesquisarem imagens relacionadas ao tema e outras formas de linguagem multimídia;
- A partir das informações/materiais coletados por todos, montar uma tabela com colunas que permitam analisar/mostrar as diferentes formas de pintura corporal;
- Investigar as diferentes formas de expressão do corpo como agente de transformação da linguagem;
- Propor um momento de reflexão com a turma, abordando os aspectos que ficaram mais em evidência durante os estudos/pesquisas;
- Buscar/pesquisar outras informações/referências atualizadas em mídias diversas, tais como revistas, periódicos e vídeos. Permitir que os alunos, em grupos, expressem a sua arte/identidade por meio da pintura, utilizando tintas atóxicas (apropriadas para uso direto na pele);
- O ideal é que todo o desenvolvimento da aula seja documentado, para que ao final os alunos possam expor o resultado dos trabalhos no mural da escola.
http://www.jornalismoeducativo.com.br/materias/corpo__arte_e_identidade/
Nenhum comentário:
Postar um comentário