quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Tatuagem a maquiagem da atualidade

Por Elaine Lima, especialista em Sociologia


O que leva um indivíduo a pintar o corpo, a fazer tatuagens, a inserir brincos e piercings nas sociedades modernas e urbanas? Diferentemente do que ocorre nas sociedades tribais, neste caso a decisão de realizar uma intervenção no corpo é individual, e não necessariamente envolve a tradição. Como escreve Beatriz Pires, “a iniciativa é pessoal, e não social”, ou seja, não é imposta pela sociedade.

 
Nas sociedades modernas, as tatuagens são muito usadas como expressão estética
Na maioria das vezes, tatuagens, escarificações e pinturas são utilizadas como forma de expressão estética, artística ou mesmo identitária. Neste último caso, tanto pode estar ligada à identidade de um grupo no qual o indivíduo deseja estar inserido, como no estabelecimento de marcas que o diferenciam de qualquer outro. Por vezes, as marcas no corpo são utilizadas para contar uma história individual, uma experiência particular ou, intencionalmente, como tela para uma intervenção artística.

Essas intervenções são denominadas Body Modification e referem-se a modificações, irreversíveis ou não, que não envolvem decisões médicas, mas tratam de questões estéticas, culturais, individuais e até espirituais. A Body Modification engloba dois grupos de pessoas: aquelas que inscrevem em seus corpos ideais e modos de enxergar o mundo e aquelas que simplesmente seguem tendências estéticas e de moda, como as pessoas que usam maquiagem e brincos.

No caso da utilização de um corpo como tela por um pintor, a questão encontra-se muita mais envolta na expressão do artista, naquilo que ele deseja transmitir aos seus interlocutores, do que na necessidade de expressão do indivíduo que utiliza o seu corpo como suporte. No Brasil, a pintura corporal tem destaque durante o carnaval, quando a anatomia e a sensualidade do corpo são exaltadas.

http://www.jornalismoeducativo.com.br/materias/corpo__arte_e_identidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário